Por onde andou e esteve o EVTux nos últimos 6 meses…

Depois de 6 meses sem artigos/posts aqui no EVTux, há que fazer uma pequena síntese do que se passou neste meio ano. Correremos sempre o risco de nos esquecermos de algum sítio por onde o EVTux tenha passado, mas dará conta do que de mais importante se fez na divulgação, disseminação e partilha do EVTux, especialmente juntos dos professores, para os professores, para a integração do software livre no ensino.

Como anunciado aqui, estivemos na II Jornada de Conteúdos Digitais para a Educação, promovida pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde dinamizámos um workshop.

Estivemos também (José Alberto Rodrigues e Nelson Gonçalves) com um workshop no Media Day da Conferência conjunta ICEM&SIIE’2011. Além do workshop, também apresentámos um artigo, com uma apresentação bem diferente, feita com o Xtranormal e que podem ver AQUI.

Realizámos também vários seminários e sessões de formação para a editora Santillana, a partir de uma publicação decorrente do trabalho de investigação que realizámos.

Um dos pontos altos foi a ação de formação para professores EVTux, pela APEVT. Essa ação de formação foi realizada em S. Miguel – Ponta Delgada, Açores e a outra turma em Portimão, Algarve. Trabalhámos com um total de 38 professores. Decorrente deste trabalho, apresentámos à II COIED uma “Boa Prática” que foi selecionada para ser apresentada online. O artigo do EVTux também foi selecionado para ser apresentado mas, optámos por apresentar a “Boa Prática”. Ambos serão publicados no e-Book da Conferência.

Mais recentemente também estivemos com um Workshop no III Congresso Regional de Educação Artística, no Funchal, Madeira. Um workshop “relâmpago”, num ritmo alucinante para apenas 75 minutos disponíveis. A apresentação de suporte pode ser vista carregando na imagem abaixo.

Podem ainda ver o artigo do EVTux publicado no N.º 2 da Revista Portuguesa de Educação Artística.

O EVTux marcou também presença em algumas Escolas/Agrupamentos do país, onde se destacou a apresentação feita na 1ª Bienal de Arte Infatojuvenil, realizada na Figueira da Foz e promovida pelo Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz.

Marcámos também presença noutras conferências como o INTE2011 ou o XI Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação…

Mesmo sabendo que nos esquecemos de aqui vos deixar uma nota de mais locais onde estivemos, fica este testemunho vivo de que, em 6 meses, muitos quilómetros foram percorridos, muitos professores ficaram a conhecer o EVTux e, certamente, neste ano letivo já muitos alunos estão a ter contacto com esta distribuição feita especificamente para EVT, EV e ET… mas também para as Artes e Tecnologias (… e não só!).

Antes de terminar este artigo/post, deixamos aqui algumas imagens da nossa presença na Conferência ieTIC, no Avanca 2011, nas II Jornadas TICnológicas,  no Encontro da APECV, na Challenges 2011 e nas formações no âmbito do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro – ccTIC UA.

E não se esqueçam de que a atualização em permanência é sempre feita na nossa página do Facebook em:

https://www.facebook.com/EVTux

EVTux | jar

About jarodrigues

Professor de EVT e TIC. Mestre em Multimédia em Educação e a realizar o Programa Doutoral em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro sobre as Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT. Ver todos os artigos de jarodrigues

Deixe um comentário