Acerca

O que é o evtux?

O evtux é uma distribuição de Linux que tem por base o trabalho de investigação que desenvolvemos sobre a integração de ferramentas digitais na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Após quinze meses de estudo e desenvolvimento do projeto, recensearam-se quase quatrocentas ferramentas digitais passíveis de integração em contexto de Educação Visual e Tecnológica. O evtux tem pré instaladas todas as aplicações para Linux bem como integradas no browser as ferramentas digitais que não necessitam de instalação e correm diretamente a partir da Web, para além dos mais de trezentos manuais de apoio à utilização dessas ferramentas.

O evtux está disponível em versão live ou dual boot e constitui-se como um poderoso recurso podendo ser uma ferramenta de eleição para os docentes desta disciplina utilizarem em contexto de sala de aula.

Como nasceu o evtux?

A criação do evtux nasceu fruto da necessidade de agregar num só “espaço” todas as ferramentas que foram primeiramente analisadas e catalogadas no estudo que desenvolvemos e, posteriormente, disseminadas através do EVTdigital. No entanto, surgiu a necessidade de ir um pouco mais além e congregar (e agregar) todas estas ferramentas num suporte acessível, gratuito e de fácil utilização quer por alunos quer por professores. Porque a disciplina de EVT é diferente das restantes disciplinas do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB) e porque a abordagem de problemas diversos, por vários professores, em várias turmas, é o mote das aprendizagens, se a isso integrarmos e aliarmos as ferramentas Web, Web 2.0 e software livre para a abordagem dos conteúdos e áreas de exploração da disciplina, podemos constituir uma mais-valia num mundo digital e para a aprendizagem dos alunos. A utilização dos suportes tradicionais da disciplina articulados com ferramentas digitais é mais enriquecedora e significativa, tanto pela natureza da disciplina e riqueza da multiplicidade de aprendizagens, como pela diversificação de experiências e prazer da descoberta (Rodrigues, 2005). Julgamos pertinente e fundamental defender uma utilização conjugada e articulada destes dois suportes e, para tal, o evtux poderá proporcionar essa facilitação no que à utilização das ferramentas digitais diz respeito.

Ao longo de quinze meses de desenvolvimento da investigação sobre “Ferramentas Web, Web 2.0 e software livre em EVT”, mais de cinquenta docentes desta disciplina participaram no estudo, quer pesquisando, quer analisando, refletindo e recenseando as ferramentas digitais existentes que pudessem ser integradas num contexto de ensino e aprendizagem para a disciplina de EVT. Ferramentas essas que, em determinados contextos, pudessem servir de apoio aos docentes e alunos para a abordagem a múltiplos conteúdos e áreas de exploração da disciplina.

A partir da listagem das quase quatro centenas de ferramentas digitais nasceu a problemática centrada no campo da sua utilização simplificada e, no caso, que pudesse ser de fácil utilização por cada professor de EVT. Neste contexto, surgiu a ideia da conceção de uma distribuição de Linux à qual chamámos EVTux, baseada em Ubuntu e que poderá ser instalada em qualquer computador em dual boot ou correr em modo live (sem necessidade de instalação), permitindo a qualquer utilizador ter uma distribuição que tenha já pré instaladas todas as ferramentas digitais baseadas em software para sistema operativo Linux e, nos marcadores do browser da Internet utilizado nessa distribuição, o acesso direto a ferramentas digitais online a partir da catalogação previamente realizada no espaço do EVTdigital.

Conceptualmente, depois de listadas todas as ferramentas digitais, aquelas que eram baseadas em software livre para Linux foram pré instaladas e todas as baseadas na web e web 2.0 foram adicionadas aos marcadores do browser selecionado para esta distribuição, divididas nestas 35 categorias: 3D, Animação, Apresentações, Arquitetura e Espaços, Avatares e Caricaturas, Banda desenhada e Cartoons/Comics, CAD, Caleidoscópios, Cartazes, Colagens, Construções, Desenho, Desenho colaborativo online, Desenho de figura humana, Desenho e Ilustração, Desenho e twitter, Desenho vetorial, Edição vídeo, Fotografia e edição de imagem, Geometria, Graffitis, Impressão, Logótipos, Luz/Cor, Módulos e padrões, Mecanismos, memórias descritivas e cronologias, Museus, Origami e kirigami, Paginação, Paper toys e automatas, Pintura, Storyboards, Suites, Tipografia e fontes.

Quais os objetivos e finalidades do evtux?

A principal finalidade do evtux será promover e facilitar o uso das ferramentas digitais na disciplina de EVT. Agregando numa distribuição baseada em Linux a maioria das ferramentas listadas neste estudo e com potencial pedagógico para utilização em contexto de EVT, permitirá promover a seleção das ferramentas mais adequadas a cada contexto de ensino e facilitará a aprendizagem de diversos conteúdos programáticos e áreas de exploração em contexto educativo de EVT.

Como objetivos fundamentais do evtux temos:

1) Facilitar a análise e seleção das ferramentas digitais a explorar em contexto de EVT;

2) Agregar numa distribuição livre todas as ferramentas e recursos digitais para a disciplina de EVT;

3) Permitir a criação de um recurso simplificado da utilização das TIC nesta disciplina;

4) Disseminar pelos professores e alunos uma distribuição livre que possibilite a exploração de recursos digitais gratuitos para a disciplina de EVT;

5) Fomentar uma cultura ética e de responsabilidade para a utilização de recursos livres ou gratuitos em detrimento de software proprietário, muitas vezes demasiado caro.

Quem criou o evtux?

Os autores do conceito são José Alberto Rodrigues e António Moreira, da Universidade de Aveiro. Quanto à componente técnica e de compilação desta distribuição, esse tarefa foi cumprida pelo Nelson Gonçalves do OpenLAB da Escola Superior de Educação de Viseu. Já o logótipo do evtux, o mesmo foi uma criação de Gil Maia e Sara Botelho da Escola Superior de Educação do Porto.

  

Quem apoia o evtux?

O evtux teve o apoio institucional da Universidade de Aveiro e do CIDTFF – Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores desta instituição, enquanto projecto ládesenvolvido. Da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, enquento decorrente de um projecto financiado pela fundação (SFRH/BD/66530/2009). Na sua componente técnica e pedagógica teve o apoio da APEVT, AEL, OpenLAB e ESE de Viseu. Para a distribuição do evtux contamos com o apoio da Universidade de Aveiro e do Ministério da Educação através DGIDC na Equipa da ERTE/PTE.


2 responses to “Acerca

  • Dilar Neves

    Sou professora de EV a precisar de formação mas o dinheiro não abunda pelo que ãpesar de estar interessada nesta formação não consigo disponibilizar este dinheiro de uma só vez. Já pensaram em alternativas?

    • jarodrigues

      Pois Dilar, esse é de facto um problema nos tempos que correm. As formações, pelo menos as acreditadas para formação de professores acabam por ter preços que em crise são um pouco incomportáveis mas nestas tentou-se diminuir ao máximo o preço. Há ainda alternativas em estudo que podem passar por novas hipóteses a partir do ano letivo 2012/2013.
      Vamos aguardar.
      EVTux

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: